quinta-feira, 26 de abril de 2012


27ª Reunião extraordinária que será realizada no dia 27 de abril de 2012 às 8:00 horas no CMAS

ORDEM DO DIA:
  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Leitura e aprovação das Atas anteriores: 63ª de sessão  ordinária;
  • Proposta do projeto de descentralização municipal da operacionalização do Programa Bolsa Família da SEDES – apresentado por Zuleide Barbosa;
  • Sobre Entidades:
  • - Apresentação de relatório de visita da Entidade: Lar da Providência
·            Propostas da Comissão Fiscal:
-   Indeferimento de celebração de novo Convênio da Entidade Psiquê da Alegria;
-  Sugestão de aprovação da Prestação de contas de 2011 e Renovação de convênios com pagamento retroativo das seguintes Entidades: Instituto dos cegos; APAE e Casa Pequeno Davi;  
-  Proposta de data da realização da oficina de orientações contábeis com as entidades conveniadas e  conselheiros. A comissão resolve que será nos dias 18/06, segunda à tarde  e 19/06 terça pela manhã.
  • Proposta de mudança de nome da Comissão em caráter eventual para reformulação da Lei do CMAS, para Comissão de normas;
  • Aprovar organograma do CMAS 2012;    
  • Aprovar os instrumentos de gestão do CMAS;
  • Proposta de aprovação do nome da Dra. Katiane América Lima, para ser advogada voluntária deste conselho.
  • Informes:
- Da Secretaria Executiva: ausências justificadas, Calendário de visitas às Entidades não – governamentais  para maio;
- Dos Conselheiros e das Comissões;
- QDD 2012.    
- Orçamento 2013 ( Waleska e Marliete)
- Saída de Valéria Simões ( gabinete do Prefeito) e Marinês Lopes ( SEDES) – cargos vagos


DALNES CRISTINE DE FREITAS GONDIM
PRESIDENTA  DO CMAS-JP

terça-feira, 24 de abril de 2012

Comunicado a todas as entidades:


Considerando as orientações do CNAS e a resolução 11, do CMAS ( em anexo), enfatizamos que todas as entidades já inscritas anteriormente no CMAS, deverão protocolar suas solicitações de inscrição no CMAS até o dia 30 de abril de 2012, mesmo sem apresentar todos os documentos solicitados, anexando portanto, ao seu plano de ação, o plano de adequação até 2013 como orienta a resolução em anexo.
 Resolução nº. 011/ 2012 de 28  de Março de 2012.

                    

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, do Município de João Pessoa – PB, no uso de suas atribuições estabelecidas na Lei Municipal nº 8.059/1996 e com fundamento na Ata da 26ª reunião extraordinária, sessão realizada dia 21 de Março de 2012.

Resolve:

 Art. 1º - Aprovar, nos termos da Resolução CMAS nº 024/2011, e orientação conjunta do MDS/CNASde março de 2012, que as entidades que não estiverem com suas atividades adequadas às normativas do CMAS, deverá apresentar a este Conselho, juntamente com o Plano de Ação de 2012, o planejamento das adequações de suas ações a serem implementadas até o final de 2013.

Recomenda-se que o planejamento das adequações a serem implementadas contenha:

a) Descrição pela entidade da situação atual dos seus serviços, programa, projetos e benefícios;
b) Identificação, pela própria entidade, das adequações que se fazem necessárias considerando as normas do CMAS; as normas de assessibilidade conforme ABNT; 
c) Medidas que a entidade entende serem necessárias para a sua adequação às normativas do CMAS (descrever ações e atividades);
d) Prazo previsto pela entidade para a implementação de cada uma das medidas necessárias.

Art. 2º - Esta Resolução retroage seus efeitos ao dia 21/03/ 2012.



DALNES CRISTINE DE FREITAS GONDIM
PRESIDENTE DO CMAS-JP





quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cronogramas de Reuniões do CMAS - 2012

Cronogramas de Reuniões do CMAS - 2012


1-     reuniões Ordinárias de 2012 do CMAS:


Toda 2ª,   Segunda - feira
de  cada mês,  14h.

Obs: As Reuniões extraordinárias serão marcadas mediante necessidade do CMAS nas deliberações.


2-      Comissão de reformulação da lei do CMAS

1ª e 4ª
Segunda-feira de  cada mês, 14h.


3-      Comissão fiscal


 1ª e 3ª
Segunda-feira de  cada mês, 8:30h.


4-                      Comissão de Inscrição, Fiscalização e Monitoramento de Entidades.

2ª e 4ª  Terça – feira de  cada mês - 8:30h


Os imprevistos serão avisados por e-mail, ligação ou torpedo, fiquem atentos!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Deliberações da 26ª Sessão Extraordinária realizada dia 21 de março de 2012



  • APROVAÇÃO das atas anteriores de  n° 61ª e 62ª  das sessões ordinárias;
  • APROVAÇÃO da INSCRIÇÃO e RENOVAÇÃO DE CONVÊNIOS das seguintes Entidades: ARCA – Associação Recreativa Cultural e Missão Restauração.  Com pagamento retroativo à estas Entidades, pois as mesmas não pararam o serviço desde janeiro;
  • APROVAÇÃO da INSCRIÇÃO do SERVIÇO, do Instituto dos Cegos e da Missão Nova Esperança.  Também aprova o cancelamento destas, em virtude da inscrição do Serviço; 
  •  APROVAÇÃO da INSCRIÇÃO da Entidade: Casa Pequeno Davi;
  • PUBLICAR em resolução sobre  adequações  das Entidades até final  de 2013 como orienta o CNAS; 
  • A ordem de visitas, na escolha dos processos das Entidades a serem visitadas, será a ordem de protocolo como orienta o CNAS, Também decidem enviar outra Carta informativa às Entidades lembrando o prazo e dando outras orientações às Entidades com relação ao novo processo de inscrição, a mesma será publicada novamente no Semanário e em dois jornais de grande circulação;
  • Aprova o Fluxo de procedimentos:  I. Inscrição, I.I – Requerimento de inscrição, I.II – Análise documental, I.III – Visita, I.IV – Parecer, I.V – Reunião plenária, I.VI – Publicação, I.VII – Emissão do comprovante, I.VIII – Notificação, I.IX – Envio de documentação para SEDES.- Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa
X – Recurso em caso de indeferimento;
  • Destituir Comissão de acompanhamento do banco de dados do SIS- controle Social (on line). Será uma atribuição da Comissão de inscrição, fiscalização e monitoramento das Entidades;
  • Aprovação do Curso da FUNETEC para beneficiários do Programa Bolsa Família, com recursos do IGD;
  • Aprovação da proposta do Projeto Básico de Formação continuada para trabalhadores do  SUAS pela DAS e o pagamento de 03 professores e 03 monitores da UFPB com recursos do IGD – SUAS;  
  • Apresentação do relatório anual de atividades do CMAS;   
  • Aprovação do aluguel de dois (02)  carros, um para o CREAS-PAEFI e outro para o CMAS. 
  • Informes: Calendário de visitas Às entidades não governamentais.  (semana do dia 26 a 30 de março);  Nova lei do CMI, deverá ser reformulada a composição da lei e encaminhar a alteração para a Câmara dos vereadores; mudança do horário do planejamento para a tarde, permanecendo dia 30/03.  Diante da hora, os demais assuntos serão tratados na próxima reunião deste Colegiado.   

terça-feira, 3 de abril de 2012

Pauta da 63ª Reunião Ordinária


A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa no uso de suas atribuições regimentais, convoca os Senhores Conselheiros para 63ª Reunião ordinária que será realizada no dia 09 de abril  de 2012 às 14:00 horas, impreterivelmente, na sala do Conselho Municipal de Assistência Social na Casa dos Conselhos, ao lado do antigo Hospital Lady Center.
           
            Desde já agradeço a sua participação, ressaltando o artigo 15º do Regimento Interno do CMAS.

            ORDEM DO DIA:

  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Leitura e aprovação das Ata anterior: 26ª de sessão  extraordinária;
  • Deliberar sobre atas: emendas, publicação e envio para conselheiros;
  • Sobre Entidades:
- Reapresentação de relatórios de visitas às Entidades que solicitaram inscrição e Renovação de convênios das Entidades: Pia. Nicolla Mazza;
- Apresentação de relatório de visita de Solicitação de inscrição APAE;
·       Recomposição das comissões para 2012;
  • Definir datas: para o planejamento do CMAS 2012 e da audiência pública ou Reunião ampliada com todas as entidades;
  • Apresentação da Justificativa de não implantação dos CRAS e solicitação de prazo suplementar – Conselheira Mércia Medeiros;
  • Informes: da Presidência, da Secretaria Executiva: ausências justificadas, Calendário fixo de reunião das Comissões. Calendário de visitas às Entidades não- governamentais, para a semana do dia 10 a 20 de abril. Dos Conselheiros e das Comissões; 

sexta-feira, 23 de março de 2012


Deliberações da  62ª Sessão Ordinária

Data:   08 de  Março de 2012

·        INFORMES:

- Lido os ofícios  da  SEDES nº 397 e 355 /2012  solicitando que este conselho  faça um banco de dados de profissionais e o Colegiado aprova a proposta de envio de resposta de oficio  de n° 043/CMAS  solicitando concurso público e processo seletivo simplificado, como orienta a Constituição Federal,  o Plano Municipal de Assistência Social, sendo também uma deliberação da VIII Conferência Nacional de Assistência Social, o ofício da SEDES, também solicita a indicação de um contador, este Conselho informou que já tem um voluntário.
- Lido ofício de nº 42/2012 do CMAS à SEDES, conforme deliberado na Comissão fiscal, solicitando plano de aplicação do FMAS para 2012, para ser aprovado por este Conselho, segundo regulamento do FMAS.   
A presidente cita o relato n° 02 do Conselheiro Tárcio Teixeira que está participando da construção do plano do SINASE- Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo dos CREAS.
-  Relato sobre a reunião no Ministério Público a respeito das ILPs- Instituição de longa permanência, marcada uma próxima reunião para o dia 13/03 às 14:30h.   
- Dia 09 de março Conferência livre para conselheiros promovida pela CGU;
- IV Seminário da Inclusão promovido pela  Pestallozzi dias 16 e17 de março;

·                    Aprovada a Ata de  n° 25ª da sessão extraordinária;
·                    Registrado Indignação sobre o Projeto Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Básica de 2007 da Fundação Desembargador Toledo, que não passou pelo Conselho, onde posteriormente será debsatido melhor sobre o assunto;
·                    Apresentação de relatórios de visitas às Entidades que solicitaram inscrição, Renovação de convênios e apreciação da prestação de Contas das Entidades: ARCA – Associação Recreativa Cultural, Pia Nicolla Mazza, Missão Restauração e Casa  Pequeno Davi, Núcleo de Mães do Geisel, APAE Instituto dos Cegos.  Solicitação de inscrição: Casa de Cultura.  O Colegiado resolve aguardar solução das pendências quanto à documentação do processo, para apreciação das inscrições no CMAS e a renovação do Convênio já que uma coisa está atrelada à outra;  
·                    O colegiado APROVA a indicação da Conselheira Marliete arruda como coordenadora da Comissão Fiscal;
·                    Diante do parecer da Comissão fiscal, o Colegiado resolve aprovar as prestações de contas das Entidades: ARCA, Pia Nicolla Mazza, Missão Restauração e Núcleo de Mães do Geisel.   
·                    Apreciação da proposta do Curso da FUNETEC para beneficiários  do  Bolsa Família, com recursos do IGD.  Será repassado o projeto para análise da Comissão Fiscal, juntamente com outro projeto  de solicitação de convênio da Entidade Aldeia SOS. 
·                    Regulamentação de critérios para celebração de convênios entre o Gestor Municipal e Entidades não governamentais.   Proposta de Resolução em construção.
·                    Elaboração do calendário de visitas às Entidades não governamentais.
·                    Fechamento da data para continuação do Planejamento dia  30 de março, às 8:00h.  
·                    Destituir a Comissão de Análise de Planos e Projetos e dentro das atribuições da Comissão Fiscal, que ainda devem ser construídas, colocar como atribuição Análise de Planos e Projetos. 
·                    O Colegiado já aprova a próxima reunião extraordinária que será no dia 20/03, às 13:30h e reunião da Comissão de reformulação da lei do CMAS, para o  dia 14/03  de  manhã.  
·                     Encaminhamento:  O Colegiado decide consultar o CNAS e o MDS sobre a apreciação da renovação de convênio diante  deste novo processo do vínculo SUAS e enviar ofício às Entidades retrocitadas sobre pendências.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Carta Informativa às Entidades não governamentais


 
O Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa no uso de suas atribuições conforme Lei 8.059/96 e Resolução 024/2011, vem informar às entidades não governamentais, serviços, programas e projetos, as seguintes orientações:

1.      O CMAS/JP encontra-se realizando nova inscrição das entidades conforme resolução 024/2011, até 30 de abril de 2012;
2.      As entidades que deram entrada para inscrição e/ou renovação de inscrição em anos anteriores, deverão encaminhar novo processo com as documentações exigidas na resolução 24/2011 para nova inscrição 2012;
Documentos Exigidos para inscrição
A Entidade, Organização e serviço que pretende pleitear inscrição ao CMAS/JP, deverão montar um processo com os seguintes documentos:

  • Requerimento;
  • Cópia do estatuto social registrado em cartório de registro civil de pessoa jurídica, bem como das últimas alterações devidamente registradas, se houver;
  • Cópia da ata de eleição e posse dos membros da atual diretoria, devidamente registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica;
  •  Relação nominal dos membros da diretoria atual com número de RG, CPF, endereço e telefone, assinada pelo dirigente da instituição;
  • Plano de Ação, conforme modelo anexo VII da res. 024/2011;
  • Cópia de comprovante de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica –
  • CNPJ, do Ministério da Fazenda, atualizado;
  • Alvará de Funcionamento Atualizado (de acordo com as normas da ABNT);
  •  Cópia de Lei de Reconhecimento de Utilidade Pública Municipal;
  •  Inscrição no Conselho de Políticas Públicas originária, quando for o caso.

3.      A entidade deverá seguir as orientações da Tipificação de Serviços Sócio-assistencial (Resolução 109/2009 do CNAS), no que tange ao serviço oferecido em sua entidade;
4.      A entidade que tem ou deseja convênio com o órgão gestor de Assistência Social, deverá está com sua inscrição validada no CMAS/JP, sob a nova Resolução 024/2011;
5.        As visitas técnicas para construção do parecer acerca do pleito de inscrição seguirão a ordem do protocolo do CMAS/JP. 


Dalnes Cristine de Freitas Gondim
Presidente/CMAS-JP