quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Deliberações


Resumo das deliberações da 68ª reunião ordinária

Local:  CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, na Casa dos Conselhos.  Av. Dom Pedro I, 692 – Tambiá.   João Pessoa.
Data: 10  de  setembro de 2012.

·        Aprovada a pauta pelo Colegiado;
·        Ata anterior de nº 30 de sessão extraordinária aprovada por unanimidade pelo colegiado;
·        Informes: socialização sobre a 9ª reunião ordinária no Plenário da  Assembléia Legislativa  do Estado da Paraíba, com o Ministério Público, a respeito do Fundo para investimento nos direitos difusos, ou seja, direitos coletivos da comunidade;  apresentação do Jornal da sobre  a polêmica do possível descredenciamento da  APAE, conforme nota  publicada na página  on line  do site click PB.   Segundo o Secretário de assistência social foi aprovada a proposta do CMAS com relação ao aumento de valor do orçamento para 2013, de R$ 40,000.000 mil reais para  R$ 115,000.000 mil reais.  no orçamento 2013;
·        O Colegiado resolveu que a proposta apresentada sobre o convênio entre a SEDES e a Fazenda Esperança, com recursos do FMAS,  será encaminhada para análise da Comissão Fiscal, após protocolo de solicitação de inscrição da Entidade neste Conselho;   
·        Relatório de visita às Entidades não-governamentais:  Instituto Betel Brasileiro e a Comunidade  Doce Mãe de Deus, O Colegiado acatou a sugestão de enviar notificação, após orientação técnica, no tocante
a adequação com relação a acessibilidade e contratação de um profissional.  Aprovação da inscrição do serviço socioassistencial do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda;
·       Apresentação do Relatório do Programa  Qualifica-JP,  o colegiado aprovou o envio de ofício solicitando as listas de frequências dos alunos e as lista de assinaturas do recebimento do certificado, para que após análise da Comissão fiscal possa ser deliberado pelo Colegiado a 3ª e última parcela de pagamento à Empresa FUNETEC. 

Conselheiros presentes:

Dalnes Cristine de Freitas Gondim   -    Presidente

Vladimir Miná Valadares de Almeida -   Representante de Entidade de atendimento à criança e adolescente


Danielle de Cássia Melo -   Representante das Associações de Portadores de Deficiência.

Mauro César Paiva -  Secretaria Municipal de Planejamento

Valéria Cristina da Silva - SEDES- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Gilmara Bezerra de Araújo - SEFIN -  Secretaria Municipal de Finanças

Aislany Jasiary da Silva Moura -  Secretaria Municipal de Saúde

Marliete Arruda de Lima -   Entidade de Atendimento ao Ancião.   

Simone Ayres -  Representante do Conselho Regional de Psicologia

Maria das Graças de Melo Montenegro -  Representantes de Escolas Especializadas. 

Ana Luíza Ferreira  -  Representante das Associações de Portadores de Deficiência


Resumo das deliberações da  69ª Reunião ordinária

Local:  CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, na Casa dos Conselhos.  Av. Dom Pedro I, 692 – Tambiá.   João Pessoa.
Data: 05  de  outubro de 2012.

·        Aprovaram a retirada da pauta sobre o pagamento à FUNETE;
·        Acréscimo no ponto de pauta: sugestão de Envio de notificação a Entidades: ASPAN e aprovação de inscrição do serviço da Comunidade Doce Mãe de Deus.  Aprovada a pauta pelo Colegiado, onde segue as deliberações;
·        Ata anterior de nº 68ª de sessão ordinária foi aprovada por unanimidade pelo colegiado;  
·        Informes: A casa dos conselhos tem uma assessoria de comunicação, para atender as demandas dos conselhos  Foi justificada as ausências de alguns conselheiros: Vladimir, Danielle, Lázaro, Maria das Graças Maria de Fátima, Bruno Raphael, Lúcia de Fátima, Ceneide Brito. Cursos gratuitos, promovidos pelo CNEC; Reunião da rede de proteção da criança e do adolescente promovida pelo CMDCA; Socialização sobre a Semana da Pessoa Idosa; passado calendário de visitas do mês de outubro;
·        Apresentação de Relatório de visitas às Entidades: O colegiado aprovou a inscrição do serviço de promoção e integração ao mundo do trabalho, executado pelo CIEE.  Sendo  portanto,  cancelada a inscrição anterior da entidade.   o colegiado aprovou a inscrição da entidade, mediante a apresentação do plano de adequação com relação a acessibilidade e corpo técnico, conforme notificação encaminhada.  O colegiado aprovou a inscrição do serviço de fortalecimento de vínculos da Comunidade Doce Mãe de Deus.  Sendo assim cancelada a inscrição anterior da Entidade.  O colegiado aprovou a inscrição do serviço de fortalecimento de vínculos da FAPAI, mediante apresentação do Plano de adequação conforme notificação a ser encaminhada.  O colegiado aprovou a inscrição do serviço de Promoção e Integração ao Mundo do Trabalho no campo da assistência Social, mediante apresentação do Plano de adequação conforme notificação a ser encaminhada à Marcenaria Nova Vida.  O colegiado aprovou a inscrição do serviço de serviço de fortalecimento de vínculos,     mediante apresentação do Plano de adequação conforme notificação a ser encaminhada à associação Sarah kalley.  Processos em análise: CNEC, Fundação Desembargador Toledo, Instituto João XXIII, Associação Papa João e BENFAM, Ficou resolvido que o prazo para apresentação do Plano de adequação será até o fim de outubro de 2012.   O colegiado aprovou o envio das notificações às entidades retrocitadas; 
·        Capacitações. Aprovação da realização da Capacitação com um representante do CNAS/MDS dia 30/10, que será promovida pelo CMAS;  Indicação de nomes para a Reunião descentralizada em Vitória – ES;
·        Relato das Comissões.   Aprovação das atas da Comissão de Inscrição de Entidades e da Comissão Fiscal de nº 15ª e 21ª.  Aprovação do relatório de visita da comissão fiscal, da Entidade Instituto dos cegos.  
Reuniões Comissão de normas e da Comissão Fiscal:  dia 16/10 pela  manhã.
Conselheiros presentes na reunião:

Dalnes Cristine de Freitas Gondim  -   Presidente

Fernando Dornelas Belmont -   Gabinete do Prefeito

Ana Luíza Ferreira -   Representante das Associações de Portadores de Deficiência.  
Mauro César Paiva  -  Secretaria Municipal de Planejamento

Gilmara Bezerra de Araújo -   SEFIN -  Secretaria Municipal de Finanças

Marliete Arruda de Lima -   Entidade de Atendimento ao Ancião.   

Angélica Silva -   Caixa Econômica Federal

Marliete Arruda de Lima -   Entidade de Atendimento ao Ancião

Francisca Arruda Ramalho -  Representante das Associações comunitárias.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pauta Comissão de Normas



Data:  05 de novembro às 08h30m, na sala do CMAS/JP.
Pauta: Encaminhamentos sobre o Processos Eleitoral da Sociedade Civil - Gestão 2013/2015.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Capacitação para o CMAS, SEDES, CEAS e outros Conselhos de outras políticas públicas.



Palestrante oficial: Representante do CNAS: Léa Braga
Dia 30/10/2012
Público alvo:  50 pessoas
Gestores Municipais da SEDES;
Presidente do CEAS/PB;
32 conselheiros do CMAS;
Secretaria Executiva do CMAS/JP. 

02 representantes de cada Conselho de outras Políticas Públicas: CMDCA, CMDI, da Pessoa com deficiência, COMAD e CONSEA.

Local: Hotel Caiçara

Manhã  - sala do hotel

8:00h - Acolhimento, credenciamento.

8h:15 min. Mesa de abertura: Secretário de Assistência Social e a Presidente do CMAS;

8h:30 min. Palestra sobre a Resolução 16/2010 do CNAS.

9h:30 min. – Debate

10:00h- Coffee- brack

10h:20min.   Palestra sobre os subtemas: Certificação de entidades beneficentes, Resolução 27/2011, 33/2011, 34/2011, 109/2009 do CNAS.   Vínculo SUAS.

11h:30min.  –  Debate

Tarde - sala do hotel


14:00h – Diálogo com a Secretaria Executiva do CMAS,  03 coordenadores de comissões do CMAS-JP e Gestores Municipais.  ( dúvidas específicas) – 15 pessoas.

15h:30min. – Coffee- brack
17:00h - Encerramento

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Resoluções 010 e 011/2012 CMAS/JP


Resolução nº. 010/ 2012 de 28  de Março de 2012.

                            Aprova o fluxo e os procedimentos
no processo de  inscrição no CMAS.

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, do Município de João Pessoa – PB, no uso de suas atribuições estabelecidas na Lei Municipal nº 8.059/1996 e com fundamento na Ata da 26ª reunião extraordinária, sessão realizada dia 21 de Março de 2012.

Resolve:

O processo de inscrição das entidades e organizações de assistência social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no CMAS/JP  obedecerá as seguintes etapas:

I. Inscrição
I.I – Requerimento de inscrição
I.II – Análise documental
I.III – Visita
I.IV – Parecer
I.V – Reunião plenária
I.VI – Publicação
I.VII – Emissão do comprovante
I.VIII – Notificação
I.IX – Envio de documentação para SEDES.- Secretaria de  Desenvolvimento Social de João Pessoa
X – Recurso em caso de indeferimento.  


         Art. 1º - Aprovar o fluxo e procedimentos no processo de inscrição, nos termos da Resolução CMAS nº 024/2011


Art. 2º - Esta Resolução retroage seus efeitos ao dia 21/03/ 2012.

  
DALNES CRISTINE DE FREITAS GONDIM
PRESIDENTE DO CMAS-JP


Resolução nº. 011/ 2012 de 28  de Março de 2012.

                    

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, do Município de João Pessoa – PB, no uso de suas atribuições estabelecidas na Lei Municipal nº 8.059/1996 e com fundamento na Ata da 26ª reunião extraordinária, sessão realizada dia 21 de Março de 2012.

Resolve:

 Art. 1º - Aprovar, nos termos da Resolução CMAS nº 024/2011, e orientação conjunta do MDS/CNAS de março de 2012, que as entidades que não estiverem com suas atividades adequadas às normativas do CMAS, deverá apresentar a este Conselho, juntamente com o Plano de Ação de 2012, o planejamento das adequações de suas ações a serem implementadas até o final de 2013.

Recomenda-se que o planejamento das adequações a serem implementadas contenha:

a) Descrição pela entidade da situação atual dos seus serviços, programa, projetos e benefícios;
b) Identificação, pela própria entidade, das adequações que se fazem necessárias considerando as normas do CMAS; as normas de assessibilidade conforme ABNT; 
c) Medidas que a entidade entende serem necessárias para a sua adequação às normativas do CMAS (descrever ações e atividades);
d) Prazo previsto pela entidade para a implementação de cada uma das medidas necessárias.

Art. 2º - Esta Resolução retroage seus efeitos ao dia 21/03/ 2012.



DALNES CRISTINE DE FREITAS GONDIM
PRESIDENTE DO CMAS-JP


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pauta Comissões Temáticas


Comissão de Normas   

Data:  01 de outubro às 14h30m, na sala do CMAS/JP.
Pauta: Andamento da Lei que rege este Conselho.

Comissão de Inscrição, Monitoramento de Entidades

Data:01 de outubro às 14h30m, na sala do CMAS/JP.
Pauta: Apreciação de Relatórios de Entidades para ser deliberado na 69ª reunião ordinária dia 05/10 às 8h30m.

Comissão Fiscal  

Data: 04 de outubro às 14h, na sala do CMAS/JP.
Pauta: Deliberação de pagamento ao FUNETEC, que executa os cursos do Programa Qualifica-JP.

Pauta da 69ª Reunião ordinária


A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa no uso de suas atribuições regimentais, convoca os Senhores Conselheiros para 69ª Reunião ordinária que será realizada no dia 05 de Outubro de 2012 às 08h:30min, impreterivelmente, na sala do Conselho Municipal de Assistência Social na Casa dos Conselhos, ao lado do antigo Hospital Lady Center.
           
            Desde já agradeço a sua participação, ressaltando o artigo 15º do Regimento Interno do CMAS.

            ORDEM DO DIA:

·                     Apresentação e aprovação da pauta;
·                     Leitura e aprovação da ata 68ª de sessão ordinária;

            Informes:

ü    Da Presidência: reunião com os presidentes dos conselhos municipais na casa dos conselhos sobre a intersetorialidade destes;
ü    Da Secretaria Executiva: ausências justificadas dos conselheiros; Calendário de visitas às Entidades não – governamentais de outubro;
ü    Relatos de participação em eventos: (curso em São Paulo) Território e suas abordagens no âmbito da pesquisa. Waleska;


·                     Apresentação do parecer da comissão Fiscal, referente a resposta do ofício 221/2012 do Qualifica-JP  e sugestão de pagamento da 3ª parcela – 40% - DAS;
·                     Apresentação de Relatório de Entidades e ou serviços:
-   Entidades para aprovação:
Associação Glaucy Burity, Sarah kalley, CIEE – Centro Integrado Empresa Escola, Marcenaria Nova Vida, FAPAI – Fundação de Assistência e Proteção à Adolescência e a Infância, Associação Paraibana de Combate ao Câncer Infanto Juvenil Donos do Amanhã;
-  Entidades em processo de análise:
CNEC, Fundação Desembargador Toledo, Associação Papa João XXIII, Instituto João XXIII  e a BENFAM;
·                     Apreciação da proposta de Capapitação com representantes do CNAS e MDS dia 30/10, promovido pelo CMAS;
·                     Reunião descentralizada em Vitória – ES.  Indicação de nomes: um conselheiro e um Assessor técnico do CMAS.
·                     Das Comissões – Apreciação da ata da Comissão de Inscrição de Entidades e da Comissão Fiscal, Apresentação de relatórios de visitas da comissão fiscal, da Entidade Instituto dos cegos.



DALNES CRISTINE DE FREITAS GONDIM
PRESIDENTA  DO CMAS-JP

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Resumo das deliberações da 30ª Reunião extraordinária do CMAS



Data: 27  de  Agosto de 2012.

·        Acréscimo num ponto de pauta: Situação da Fundação Desembargador Toledo.  Aprovada a pauta pelo Colegiado;
·        Ata anterior de nº 67ª da sessão  ordinária aprovada por unanimidade pelo colegiado;
·        Informes:
- Da Secretaria Executiva: ausências justificadas dos conselheiros;
- Aprovada a 20ª ata comissão fiscal do dia 27/07, destaque para aceitação de Fernando Dornelas como membro desta comissão;
- Aprovada  as atas 12ª e 13ª da Comissão de Inscrição de Entidades,
   - Relatos de participação em eventos ( Encontro de Capacitação para conselheiros de Assistência Social,  Formação em Direitos Humanos e Formação da Rede de proteção à criança e ao adolescente de João pessoa);
- Da DAS - preenchimento no SICONV, sobre a construção de 01 CREAS/Centro POP no município.
·        Apresentação do Relatório de monitoramento dos Cursos do Qualifica-JP – CMAS e sugestão de pagamento da 2ª parcela – 40% - DAS.  
todos aprovaram unanimente o pagamento da 2ª parcela, ou seja, os 40% para  a Empresa FUNETEC, referente a concretização dos serviços prestados no Programa Qualifica –JP.  Com relação à 3ª parcela, a assessoria técnica continuará o monitoramento para que seja deliberado a respeito;
·          Aprovação da inscrição da Entidade de assessoramento e defesa de direitos ESSOR Brasil;
·          Aprovação da inscrição da Entidade de atendimento: Instituição de Apoio Social Nossa Casa; 
·          Aprovação  do envio de notificações às seguintes entidades: Externato Santa Dorotéia, Associação  Santos  Dias e a  Instituição  de Longa permanência  MAANAIN;
·          Sugestão de Emenda para o orçamento 2013: levando em consideração três grandes eventos para 2013: Conferência Municipal de Assistência Social, Fórum de Assistência Social e o processo das Eleições da Sociedade Civil, além da própria manutenção diária do Conselho,  o Colegiado sugeriu aumento do orçamento de 40,000.00 mil reais, aprovando portanto o orçamento de R$ 115,000.00 mil reais para 2013;
·          Considerando ainda o orçamento para 2013, o Colegiado indeferiu a proposta de convênio entre a SEDES ( com recursos do FMAS) e a Entidade Aldeias SOS, levando em consideração que o valor  de R$ 642,710.00 mil reais é alto para apenas beneficiar uma entidade;  
·          O Colegiado aprovou arquivar processo referente ao Projeto de 2007, da Fundação Desembargador Toledo.