segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pauta da 64ª Reunião ordinária



            A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa no uso de suas atribuições regimentais, convoca os Senhores Conselheiros para 64ª Reunião ordinária que será realizada no dia 14 de maio de 2012 às 14:00 horas, impreterivelmente, na sala do Conselho Municipal de Assistência Social na Casa dos Conselhos, ao lado do antigo Hospital Lady Center.
           
            Desde já agradeço a sua participação, ressaltando o artigo 15º do Regimento Interno do CMAS.

            ORDEM DO DIA:

·  Apresentação e aprovação da pauta;
·  Leitura e aprovação das Atas anteriores: 27ª de sessão  extraordinária;
·  Aprovação do pagamento de 03 professores do Núcleo de Direitos Humanos da UFPB com recursos do IGD SUAS para capacitação técnica para os trabalhadores do  SUAS;
·  Apresentação de relatório de visita das Entidades: Congregação Holística;
·  Sugestão de aprovação da Prestação de contas de 2011 do FMAS pela Comissão Fiscal;
·  Proposta de mudança de nome da Comissão em caráter eventual para reformulação da Lei do CMAS, para Comissão de normas;
·  Aprovar organograma do CMAS 2012;    
·  Aprovar os instrumentos de gestão do CMAS;
·  Aprovação de alterações no Registro de visita técnica – alterar Resolução 024;
·  Apreciação do Relatório de gestão da  SEDES de 2011;
·      Apreciação de estagiários curriculares da UNIDERB no CMAS;
·      Ver data para realização da Audiência Pública
·  Informes:
            - I Encontro de Transparência na Gestão dos Recursos Públicos, que será nos dias 18/06, segunda à tarde e 19/06 terça pela manhã.
           -  Da Secretaria Executiva: ausências justificadas, Calendário de visitas às Entidades não – governamentais  para maio;
           - Dos Conselheiros e das Comissões;
- Orçamento 2013 ( Waleska e Marliete)
- Saída de Valéria Simões ( gabinete do Prefeito) e Marinês Lopes ( SEDES).

quarta-feira, 2 de maio de 2012


Ata  63ª Reunião Ordinária

Local:  CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, na Casa dos Conselhos.  Av. Dom Pedro I, 692 – Tambiá.   João Pessoa.
Data:   09 de  Abril  de 2012

Aos nove dias do mês de Abril  de  dois mil e doze às 15h, realizou-se a sexagésima terceira Reunião ordinária do CMAS, sob a Presidência de Dalnes Cristine de Freitas Gondim, estando presente os seguintes Conselheiros: Dalnes Cristine de Freitas Gondim (Presidente do CMAS e titular do CRESS- Conselho Regional de Serviço Social);  Luzinete dos Santos Silva  (suplente), Representante das  Associações Comunitárias; Angélica Alves Silva (titular), Representante  da Caixa Econômica Federal; Ana Luíza Ferreira (titular), Representante das Associações de Portadores de Deficiência; Mércia de Lourdes Medeiros (titular) do Gabinete do prefeito, Alexsandra Abrantes Maurício (titular) e Gilmara Bezerra de Araújo (suplente) Secretaria Municipal de Finanças, Maria do Socorro Ferreira Lopes ( titular)  Secretaria Municipal  de Educação; Géssica Allane Claudino Valentim (titular) e Aislany Jasiary da Silva Moura - Secretaria Municipal  de Saúde; Marliete Arruda de lima, (titular), Representante das Entidade de atendimento ao Ancião; Ceneide Brito de Sousa (titular) - Representante dos Sindicatos e de Associações de Trabalhadores; Simone Aires (titular) - Representante do Conselho Regional de Psicologia e Mauro César Paiva (titular) da Secretaria de Planejamento,
Participantes: Zuleide Pereira Barbosa - Assessora técnica do CRAS-JP  e Waleska Ramalho – assessora técnica do CMAS-JP.  Abertura. A Presidente Dalnes Gondim  iniciou a reunião apresentando os pontos de pauta,  a saber:
Apresentação e aprovação da pauta; Leitura e aprovação das Ata anterior: 26ª de sessão  extraordinária; Deliberar sobre atas: emendas, publicação e envio para conselheiros; Sobre Entidades:  Reapresentação de relatórios de visitas às Entidades que solicitaram inscrição e Renovação de convênios da Entidade Pia. Sociedade Nicolla Mazza; Apresentação de relatório de visita de Solicitação de inscrição APAE; Recomposição das comissões para 2012;
Definir datas: para o planejamento do CMAS 2012 e da audiência pública ou Reunião ampliada com todas as entidades; Apresentação da Justificativa de não implantação dos CRAS e solicitação de prazo suplementar – Conselheira Mércia Medeiros; Informes: da Presidência, da Secretaria Executiva: ausências justificadas, Calendário fixo de reunião das Comissões. Calendário de visitas às Entidades não-governamentais, Dos Conselheiros e das Comissões.  Após aprovada a pauta, a Presidente apresenta o 1º ponto de pauta: A Presidente repassou a palavra a Secretária Executiva que leu a ata anterior de nº 26ª  de sessão extraordinária e logo depois foi aprovada pelo colegiado.  A Presidente apresenta o 2º ponto: deliberações sobre atas. A presidente se coloca dizendo que entende que as atas devem ser lidas e aprovadas na reunião posterior, todos os conselheiros também concordaram, sobre emendas nas atas, a conselheira Géssica Allane sugere que sejam enviadas por e-mail, a Secretária Executiva reforça que no CNAS as atas são enviadas por e-mail aos conselheiros e se algum tem emendas a fazer eles enviam as emendas por e-mail e na hora são lidas e aprovadas, todos acatam a sugestão, sobre publicação das atas, a assessora técnica diz que seria sim importante publicar no semanário e a conselheira Géssica Allane salienta que também seria importante postar os áudios no blog do CMAS.  O Colegiado resolve aprovar as sugestões acima. A Presidente expõe o 3º ponto: Apresentação de Relatórios de  visitas às Entidades.  Lembra que o CMAS  
precisa sentar com a SEDES urgente para tratar sobre o envio dos processos das entidades diante deste novo de inscrição e informa que toda segunda-feira a tarde dará expediente no CMAS.  Logo depois a Presidente repassa a palavra à Senhora Waleska Ramalho que sugere acréscimo na pauta na apresentação de dois relatórios de visitas às Entidades: Associação Promoção Sócio-Cultural - inscrição da Entidade e Casa de Cultura - inscrição do serviço, o Colegiado  aprova o acréscimo, a mesma portanto, faz a leitura dos pareceres destas duas Entidades, como também das Entidades:  APAE – Associação dos pais e amigos dos Excepcionais - inscrição do serviço e cancelamento da Entidade e Pia Nicolla Mazza - inscrição da Entidade e Renovação de  Convênio, após a leitura dos pareceres e explicação de cada visita a estas Entidades, a Presidente abriu para votação.  A conselheira Marliete Arruda pede a fala e diz que a  Comissão Fiscal em sua ultima reunião decidiu não renovar mais convênios e sim abrir Edital.   A assessora Waleska Ramalho traz uma reflexão, dizendo que podemos sentar com o gestor  e quem sabe abrir edital público específico para as entidades de atendimento a pessoa idosa, e também levar em consideração os territórios de vulnerabilidade social, salienta que o processo é longo de um edital, na média de 90 dias, então Sugere que este Conselho aprove essas renovações e abra edital para 2013, a Presidente a abre para votação e o Colegiado resolve aprovar a INSCRIÇÃO DAS ENTIDADES: Associação Promoção Sócio-Cultural do Bairro dos Novais e Pia Nicolla Mazza, a INSCRIÇÃO DOS SERVIÇOS de fortalecimento de vínculos de básica e média complexidade respectivamente das Entidades: Casa de Cultura e APAE – Associação dos pais e amigos dos Excepcionais.  Como também resolvem aprovar a RENOVAÇÃO DE  CONVÊNIO com a SEDES com recursos do FMAS com a Entidade: Pia Nicolla Mazza.   A conselheira Marliete Arruda  deixa claro que seu voto quanto a aprovação de convênio, é  CONTRA, por entender que está fora da legalidade quando se aprova sem fazer edital para tal fim, pois não ver problema em aguardar o edital  e ainda enfatiza a importância de todos os conselheiros se envolverem no trabalho das comissões, como também diz que vai bater na mesma tecla de novo pois entende a importância de se mudar urgentemente a nossa Lei e Regimento interno, enfatizado também pela Presidente que diz, que estando a nossa legislação desatualizada, o  Edital não tem respaldo Jurídico e sendo assim propõe acelerar o processo de reformulação da lei solicitando à SEDES um advogado exclusivo para o CMAS.    A conselheira Ana Luíza afirma que devemos sim correr atrás do prejuízo, mas sem penalizar as entidades.  O conselheiro Mauro César pergunta como está a comissão de reformulação da lei e a conselheira Ana Luíza responde que  a Lei só vai regulamentar o que já vem sendo feito, salienta que a Comissão tem passado por dificuldades devido  falta de disponibilidade dos conselheiros e assessoria  jurídica.  O assessor  jurídico Tibério Trocolli ficou de nos repassar a minuta da lei.  A Presidente enfatiza a importância de termos nosso próprio assessor jurídico para acompanhamento das reuniões e dos trabalhos das comissões.   A conselheira Marliete Arruda diz que já temos três assessores jurídicos, a Presidente diz que ainda tem deixado a desejar, o conselheiro Mauro César sugere que este colegiado tente conseguir algum advogado voluntário para prestar assessoria a este conselho.   O colegiado aceita a sugestão e a conselheira Géssica  Allane reforça que precisamos de um assessor jurídico sim, pois essa discussão é velha.   A Presidente reforça que é urgente nossa reformulação da lei e lembra que a lei só começa a valer no ano seguinte, o processo é longo.    A assessora técnica Waleska Ramalho explica sobre como está se dando o processo de visita após, e diz que sempre a entidade não se enquadra nas normas, a mesma recebe orientação oral e via ofício de notificação.   O conselheiro Mauro César levanta a questão do voluntariado nas entidades e diz que este conselho poderia orientar que pelo menos que tenha dois técnicos contratados: assistente social e psicólogo, mas a assessora diz que não podemos fazer tal coisa, pois a NOB não deixa claro sobre o tipo de vínculo empregatício, o que o  CMAS pode fazer é solicitar  comprovações de termo de voluntariado e os registros nos respectivos conselhos dos técnicos.  A conselheira Luzinete Silva explicou que na sua entidade todos são voluntários porque não tem convênio nenhum, sobrevive de doações.  Waleska Ramalho fala sobre suas visitas específicas para orientação técnica, e coloca sua necessidade de não ir mais só, mas de ser acompanhada por conselheiros e expõe sua visita à entidade: Instituto São José e a orientação técnica ao Hospital Dr. João Soares.  Reforça que o CNAS orienta que não seja cancelada a inscrição da entidade sem que antes tenha esgotado todas as orientações do CMAS à entidade para que ela se enquadre nas novas normas.    A conselheira Géssica Allane sugere que seja feito um documento padrão para que Cada conselheiro dê a mesma orientação ao chegar à Entidade, Waleska Ramalho diz que já está preparando com a Secretária Executiva este documento.   A conselheira Marliete Arruda precisou sair por ter horário no fórum de Mangabeira.   4º ponto: Recomposição das comissões temáticas para 2012.   A Presidente ler a relação nominal de cada composição das três comissões atuais: Comissão de inscrição, fiscalização e monitoramento de Entidades, Fiscal e de Reformulação da Lei do CMAS, após a leitura foi aberta para votação e inclusão de novos membros, porém ninguém se manifestou, além da conselheira Géssica Allane que solicita que retire seu nome das Comissões de Lei e Fiscal.  O Colegiado aprovou a recomposição destas comissões, ( em anexo ).   A Presidente também coloca o calendário de reuniões das comissões e reforça que só pode está de tarde, portanto as comissões:  fiscal e de reformulação da lei, mudaram seus horários para segunda a tarde quinzenalmente, para que a Presidente também pudesse contribuir, a assessora técnica do CMAS, também reforça que só pode durante as tardes.  A Secretária Executiva enfatiza que os cronogramas de reuniões de todas as comissões e de reuniões ordinárias foram enviados via e-mail para melhor organização do tempo dos conselheiros e serão enviados via ofício também às entidades e secretarias para possível liberação, (em anexo). 5º ponto: Apresentação da Justificativa de não implantação dos CRAS e solicitação de prazo suplementar.  A assessora técnica do CRAS  Zuleide Barbosa, apresentou  a justificativa ( em anexo)   e faz um resgate sobre o processo de implantação deste CRAS, que já passou por este Conselho em outubro de 2011, o aceite de quatro CRAS em João Pessoa, tendo 100 dias para a implantação.   Diz que o MDS passou a co-financiar  07 CRAS em 2010, aumentou o recurso e a SEDES, só percebeu em fevereiro deste ano, concluindo que o município não possuía 05 CRAS, mas 07 segundo o co financiamento do MDS.  A mesma disse que o MDS deu até novembro para implantação dos outros três CRAS.  Após tirada as dúvidas dos conselheiros, o Colegiado aprova a prorrogação de prazo,  solicitando que em 90 dias a SEDES volte para explicar quais e onde serão os 03 CRAS, como sugestão para o CMAS aprovar, o conselheiro Mauro César reforça que deve está em consonância com o Plano Municipal de Assistência Social como consta na ata 58ª de sessão ordinária deste Conselho.   Informes: A Presidente  ler convite da Entidade Pia Nicolla Mazza e solicita que algum conselheiro se disponibilize para está participando da mesa de abertura do evento que acontecerá dia 19/04 à tarde, como ninguém se manifestou, ela mesma assumiu o compromisso de participar. Sobre o término do planejamento do CMAS, o Colegiado decidiu  dia 17/04, à tarde de 13:30h e a audiência e ou reunião ampliada com as entidades serão discutidas neste dia.   Encerramento. Nada mais havendo a tratar, a senhora Presidente agradeceu a presença de todos, declarando encerrada a Reunião, da qual eu, Ana Cristina de Lima Santos, Secretária Executiva deste conselho, lavro a presente ata, que após lida e aprovada, vai assinada por mim e os conselheiros presentes na reunião.


quinta-feira, 26 de abril de 2012


27ª Reunião extraordinária que será realizada no dia 27 de abril de 2012 às 8:00 horas no CMAS

ORDEM DO DIA:
  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Leitura e aprovação das Atas anteriores: 63ª de sessão  ordinária;
  • Proposta do projeto de descentralização municipal da operacionalização do Programa Bolsa Família da SEDES – apresentado por Zuleide Barbosa;
  • Sobre Entidades:
  • - Apresentação de relatório de visita da Entidade: Lar da Providência
·            Propostas da Comissão Fiscal:
-   Indeferimento de celebração de novo Convênio da Entidade Psiquê da Alegria;
-  Sugestão de aprovação da Prestação de contas de 2011 e Renovação de convênios com pagamento retroativo das seguintes Entidades: Instituto dos cegos; APAE e Casa Pequeno Davi;  
-  Proposta de data da realização da oficina de orientações contábeis com as entidades conveniadas e  conselheiros. A comissão resolve que será nos dias 18/06, segunda à tarde  e 19/06 terça pela manhã.
  • Proposta de mudança de nome da Comissão em caráter eventual para reformulação da Lei do CMAS, para Comissão de normas;
  • Aprovar organograma do CMAS 2012;    
  • Aprovar os instrumentos de gestão do CMAS;
  • Proposta de aprovação do nome da Dra. Katiane América Lima, para ser advogada voluntária deste conselho.
  • Informes:
- Da Secretaria Executiva: ausências justificadas, Calendário de visitas às Entidades não – governamentais  para maio;
- Dos Conselheiros e das Comissões;
- QDD 2012.    
- Orçamento 2013 ( Waleska e Marliete)
- Saída de Valéria Simões ( gabinete do Prefeito) e Marinês Lopes ( SEDES) – cargos vagos


DALNES CRISTINE DE FREITAS GONDIM
PRESIDENTA  DO CMAS-JP

terça-feira, 24 de abril de 2012

Comunicado a todas as entidades:


Considerando as orientações do CNAS e a resolução 11, do CMAS ( em anexo), enfatizamos que todas as entidades já inscritas anteriormente no CMAS, deverão protocolar suas solicitações de inscrição no CMAS até o dia 30 de abril de 2012, mesmo sem apresentar todos os documentos solicitados, anexando portanto, ao seu plano de ação, o plano de adequação até 2013 como orienta a resolução em anexo.
 Resolução nº. 011/ 2012 de 28  de Março de 2012.

                    

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, do Município de João Pessoa – PB, no uso de suas atribuições estabelecidas na Lei Municipal nº 8.059/1996 e com fundamento na Ata da 26ª reunião extraordinária, sessão realizada dia 21 de Março de 2012.

Resolve:

 Art. 1º - Aprovar, nos termos da Resolução CMAS nº 024/2011, e orientação conjunta do MDS/CNASde março de 2012, que as entidades que não estiverem com suas atividades adequadas às normativas do CMAS, deverá apresentar a este Conselho, juntamente com o Plano de Ação de 2012, o planejamento das adequações de suas ações a serem implementadas até o final de 2013.

Recomenda-se que o planejamento das adequações a serem implementadas contenha:

a) Descrição pela entidade da situação atual dos seus serviços, programa, projetos e benefícios;
b) Identificação, pela própria entidade, das adequações que se fazem necessárias considerando as normas do CMAS; as normas de assessibilidade conforme ABNT; 
c) Medidas que a entidade entende serem necessárias para a sua adequação às normativas do CMAS (descrever ações e atividades);
d) Prazo previsto pela entidade para a implementação de cada uma das medidas necessárias.

Art. 2º - Esta Resolução retroage seus efeitos ao dia 21/03/ 2012.



DALNES CRISTINE DE FREITAS GONDIM
PRESIDENTE DO CMAS-JP





quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cronogramas de Reuniões do CMAS - 2012

Cronogramas de Reuniões do CMAS - 2012


1-     reuniões Ordinárias de 2012 do CMAS:


Toda 2ª,   Segunda - feira
de  cada mês,  14h.

Obs: As Reuniões extraordinárias serão marcadas mediante necessidade do CMAS nas deliberações.


2-      Comissão de reformulação da lei do CMAS

1ª e 4ª
Segunda-feira de  cada mês, 14h.


3-      Comissão fiscal


 1ª e 3ª
Segunda-feira de  cada mês, 8:30h.


4-                      Comissão de Inscrição, Fiscalização e Monitoramento de Entidades.

2ª e 4ª  Terça – feira de  cada mês - 8:30h


Os imprevistos serão avisados por e-mail, ligação ou torpedo, fiquem atentos!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Deliberações da 26ª Sessão Extraordinária realizada dia 21 de março de 2012



  • APROVAÇÃO das atas anteriores de  n° 61ª e 62ª  das sessões ordinárias;
  • APROVAÇÃO da INSCRIÇÃO e RENOVAÇÃO DE CONVÊNIOS das seguintes Entidades: ARCA – Associação Recreativa Cultural e Missão Restauração.  Com pagamento retroativo à estas Entidades, pois as mesmas não pararam o serviço desde janeiro;
  • APROVAÇÃO da INSCRIÇÃO do SERVIÇO, do Instituto dos Cegos e da Missão Nova Esperança.  Também aprova o cancelamento destas, em virtude da inscrição do Serviço; 
  •  APROVAÇÃO da INSCRIÇÃO da Entidade: Casa Pequeno Davi;
  • PUBLICAR em resolução sobre  adequações  das Entidades até final  de 2013 como orienta o CNAS; 
  • A ordem de visitas, na escolha dos processos das Entidades a serem visitadas, será a ordem de protocolo como orienta o CNAS, Também decidem enviar outra Carta informativa às Entidades lembrando o prazo e dando outras orientações às Entidades com relação ao novo processo de inscrição, a mesma será publicada novamente no Semanário e em dois jornais de grande circulação;
  • Aprova o Fluxo de procedimentos:  I. Inscrição, I.I – Requerimento de inscrição, I.II – Análise documental, I.III – Visita, I.IV – Parecer, I.V – Reunião plenária, I.VI – Publicação, I.VII – Emissão do comprovante, I.VIII – Notificação, I.IX – Envio de documentação para SEDES.- Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa
X – Recurso em caso de indeferimento;
  • Destituir Comissão de acompanhamento do banco de dados do SIS- controle Social (on line). Será uma atribuição da Comissão de inscrição, fiscalização e monitoramento das Entidades;
  • Aprovação do Curso da FUNETEC para beneficiários do Programa Bolsa Família, com recursos do IGD;
  • Aprovação da proposta do Projeto Básico de Formação continuada para trabalhadores do  SUAS pela DAS e o pagamento de 03 professores e 03 monitores da UFPB com recursos do IGD – SUAS;  
  • Apresentação do relatório anual de atividades do CMAS;   
  • Aprovação do aluguel de dois (02)  carros, um para o CREAS-PAEFI e outro para o CMAS. 
  • Informes: Calendário de visitas Às entidades não governamentais.  (semana do dia 26 a 30 de março);  Nova lei do CMI, deverá ser reformulada a composição da lei e encaminhar a alteração para a Câmara dos vereadores; mudança do horário do planejamento para a tarde, permanecendo dia 30/03.  Diante da hora, os demais assuntos serão tratados na próxima reunião deste Colegiado.   

terça-feira, 3 de abril de 2012

Pauta da 63ª Reunião Ordinária


A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa no uso de suas atribuições regimentais, convoca os Senhores Conselheiros para 63ª Reunião ordinária que será realizada no dia 09 de abril  de 2012 às 14:00 horas, impreterivelmente, na sala do Conselho Municipal de Assistência Social na Casa dos Conselhos, ao lado do antigo Hospital Lady Center.
           
            Desde já agradeço a sua participação, ressaltando o artigo 15º do Regimento Interno do CMAS.

            ORDEM DO DIA:

  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Leitura e aprovação das Ata anterior: 26ª de sessão  extraordinária;
  • Deliberar sobre atas: emendas, publicação e envio para conselheiros;
  • Sobre Entidades:
- Reapresentação de relatórios de visitas às Entidades que solicitaram inscrição e Renovação de convênios das Entidades: Pia. Nicolla Mazza;
- Apresentação de relatório de visita de Solicitação de inscrição APAE;
·       Recomposição das comissões para 2012;
  • Definir datas: para o planejamento do CMAS 2012 e da audiência pública ou Reunião ampliada com todas as entidades;
  • Apresentação da Justificativa de não implantação dos CRAS e solicitação de prazo suplementar – Conselheira Mércia Medeiros;
  • Informes: da Presidência, da Secretaria Executiva: ausências justificadas, Calendário fixo de reunião das Comissões. Calendário de visitas às Entidades não- governamentais, para a semana do dia 10 a 20 de abril. Dos Conselheiros e das Comissões;