sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pauta da 25ª Reunião Extraordinária


A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa no uso de suas atribuições regimentais, convoca os Senhores Conselheiros para 25ª Reunião Extraordinária que será realizada no dia 27 de Fevereiro de 2012 às 14:00 horas, impreterivelmente, na sala do Conselho Municipal de Assistência Social na Casa dos Conselhos, ao lado do antigo Hospital Lady Center.
           
            Desde já agradeço a sua participação, ressaltando o artigo 15º do Regimento Interno do CMAS.

            ORDEM DO DIA:


  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Leitura e aprovação da Ata anterior: 61ª ;
  • Revisão do 3º Relatório de Cumprimento do objeto da Fundação Toledo para elaboração do parecer;
  • Informes: da Presidência, da Secretaria Executiva, dos Conselheiros e das Comissões; Reunião com o Ministério Público sobre a nova Lei do CMI. Decidir data da nova extraordinária.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Resumo das deliberações de Janeiro


 60ª Reunião Ordinária    25 de  Janeiro  de 2012

  • Atas 22ª e 23ª das sessões extraordinárias foi aprovada pelo  Colegiado;
  • Convênios do FMAS com  Entidades: Conselho resolve manter convênio com as Entidades:  ARCA, Casa Pequeno Davi, Padre Nicolla Mazza  e Missão Restauração, mediante visita a estas Entidades e entrada de documentos dentro do novo processo de inscrição por parte das mesmas.   Sobre as ILPs, o conselho se reunirá com o MP para  que se tome as devidas providências para regularização das Entidades; 
  • Diárias de conselheiros.  Como comprova a LOAS,  em seu parágrafo único do artigo 16º, os conselheiros têm direito ao custeio de despesas de passagens, diárias, entre outros recursos materiais e financeiros, quando estiver no exercício de sua função.   O Colegiado aprovou o envio do ofício contendo este requerimento. 
  • Comissão Fiscal: O colegiado resolve enviar ofício a SEDES, solicitando  as prestações de contas do FMAS mensal, até o dia 15 do mês subseqüente, de forma sintética e detalhada, como orienta e garante o artigo 18º da nossa Lei 8.059;   
  • Inclusão de nomes em comissões: gestora do Programa Bolsa Família e da reformulação da Lei do CMAS, a conselheira Géssica Allane na última  e o conselheiro Leonardo Pessoa nas duas.
  • O Colegiado resolve aprovar a Comissão em caráter eventual para criação do banco de dados de Entidades governamentais e não-governamentais, como membros desta Comissão, colocaram-se à disposição apenas o Senhor Roberto Rodrigues do Planejamento da SEDES e o conselheiro Leonardo Pessoa;
  • Informes: A Confraternização do Colegiado e retorno ao planejamento, na sexta-feira  dia 27/01 pela manhã e terá também neste dia uma reunião extraordinária para decidir os conselheiros que participarão da capacitação do MDS.   Encaminhamentos da primeira reunião  sobre o SIS controle social, onde foi apresentado a proposta do banco de dados das Entidades para os demais conselhos e estes trarão suas sugestões na próxima reunião dia 06/02; já estão disponíveis neste conselho as prestações de contas do FMAS de janeiro a novembro de 2011 e das entidades Missão Restauração e  Instituto dos cegos; como também o carro está disponível desde o início de janeiro para o mutirão de visitas. 
 24ª Reunião extraordinária    27 de  Janeiro  de 2012 

  • Participação de membros desse Conselho na Capacitação de Agentes Públicos de Controle Social da Política de Assistência Social e do Programa Bolsa Família, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome /MDS, foram destinadas cinco vagas para este conselho: Conselheiros Representantes Governamentais: Ivoneide Gomes Hermínio e Valéria Simões e Conselheiros Representantes da Sociedade Civil: Leonardo Paiva Pessoa e  Simone Ares,  e a Coordenadora do Programa Maria Lucia Silva Enéas de Souza.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pauta da 61ª Reunião Ordinária

            A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa no uso de suas atribuições regimentais, convoca os Senhores Conselheiros para 61ª Reunião ordinária que será realizada no dia 13 de Fevereiro de 2012 às 14:00 horas, impreterivelmente, na sala do Conselho Municipal de Assistência Social na Casa dos Conselhos, ao lado do antigo Hospital Lady Center.
           
            
            ORDEM DO DIA:

  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Leitura e aprovação da Ata anterior nº 60;
  • Reapresentação da proposta do Curso da FUNETEC para beneficiários  do  Bolsa Família, com recursos do IGD;
  • Apresentação de relatórios de visitas às Entidades :
  •  Aprovação dos convênios: ARCA – Associação Recreativa Cultural, Pia Nicolla Mazza, Missão Restauração e Casa Pequeno Davi, Núcleo de Mães do Geisel, APAE Instituto dos Cegos e Casa de Cultura;
  • Regulamentação de critérios para celebração de convênios entre o Gestor Municipal e  Entidades não governamentais;
  • Fechamento do calendário de visitas às Entidades não governamentais;
  • Informes: da Presidência (Reunião MP e ILSP´s: ASPAN, VILA VICENTINA e MAANAIN), da Assessoria Técnica: 2º encontro sobre o SIS controle social, da Secretaria Executiva, dos Conselheiros e das Comissões. 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


DELIBERAÇÕES DEZEMBRO DE 2011
Ata 59ª Reunião Ordinária
·         Confraternização do Colegiado:  dia 15/12, (almoço), no Restaurante Tambaú Grill;
·          Recesso do  Colegiado: 19/12/ 2011 à 23/01/2012, em janeiro o Colegiado elaborará o plano de ação;
·         Fevereiro de 2012: mutirão de visitas às Entidades sócio assistenciais; 
·         Novas alterações na Resolução 024/2011 do CMAS, no anexo: Registro de visitas;
·         Convocatória às Entidades, para novo processo de inscrição no CMAS, esta deverá ser amplamente divulgada, no Semanário publicar também em dois jornais de grande circulação;
·         Apresentação de Relatório de total de visitas à Entidade, 16 ao ano;
·         Relatório de visita à Entidade: parecer favorável à Inscrição da Entidade Missão Nova Esperança;
·         Encaminhamento: Ofício para SEDES solicitando carro para a força-tarefa, na realização de todas as visitas às Entidades;
·         Aprovar a implantação e implementação dos serviços CREAS PAEFI e POP;
·         Aprovada a utilização do recurso do IGD- índice de Gestão Descentralizada,  para implantação do SIS- sistema, Controle Social, conectado aos conselhos da  Criança e adolescente, idoso, segurança alimentar e nutricional e anti drogas. Este sistema será de monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações implementadas pelas entidades governamentais e não-governamentais.  
·         Informes: A Assessora técnica: Waleska Ramalho entrará de férias no período de 12 a 30 de dezembro de 2011.


Ata 22ª Reunião Extraordinária - 12 de Dezembro de 2011

·         Aprovação ata anterior de nº 59 ordinária;
·         Comissão Gestora do PBF- Programa Bolsa Família.  Após o recesso sentará com a SEDES para organizar comissão, convidando outros setores como rege a lei do Programa Bolsa Família, no que diz respeito ao controle social do mesmo; 
·         Apresentação da proposta de Cursos de Capacitação  para famílias do Programa Bolsa Família com recursos do IGD, que será executado pela FUNETEC – Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba, através do Programa Qualifica João Pessoa.  O Colegiado resolve estender mais tempo par análise do projeto e solicitar mais informações da SEDES sobre o curso, como por exemplo: orçamento  das 03 empresas que concorreram a licitação, processo de inscrição, lista de inscritos, entre outras informações que serão solicitadas via ofício por este conselho;
·         Aprovação do Plano de Ação de 2011 da SEDES, referente ao co financiamento federal previsto em janeiro do corrente ano;
·         Entrega aos conselheiros / preenchimento de Avaliação sobre a equipe técnica e Colegiado, para melhoria do funcionamento do Conselho;
·         Encaminhamentos: Reunião dia 09 de janeiro na SEDH às 9h. Encaminhar ofício para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, as 03 Entidades de Atendimento ao Ancião conveniadas com os recursos do Fundo de Assistência Social,  através da SEDES: ASPAN, MAANAIN e Vila Vicentina, para o MP- Ministério Público e CEAS - Conselho Estadual de Assistência Social, e Conselho Estadual do Idoso;
·         Sobre  a criação do SIS – Controle Social, para monitoramento das Entidades governamentais e não governamentais, será reprogramado os recursos do IGD para ser aplicado neste sistema e utilizado no ano de 2012;
·         Informes: Secretária Executiva entrará de férias durante 15 dias  a partir do dia 19/12.

Ata 23ª Reunião Extraordinária  22 de Dezembro de 2011

·        Prestação de contas de 2010 da Fundação Toledo. Sugestão de Indeferimento do Relatório de Projeto de Convênio nº 268/MDS/2006, Processo 71000. 0005355/2006-37.  Encaminhado parecer a SEDES para ser enviado ao MDS.





Oficio Circular 002/2012                                João Pessoa,    25 de Janeiro de 2012



            A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa no uso de suas atribuições regimentais, convoca os Senhores Conselheiros para 24ª Reunião Extraordinária que será realizada no dia 27 de Janeiro de 2012 às 8:00 horas, impreterivelmente, na sala do Conselho Municipal de Assistência Social na Casa dos Conselhos, ao lado do Hospital Lady Center.
           
            Desde já agradeço a sua participação, ressaltando o artigo 15º do Regimento Interno do CMAS.

            ORDEM DO DIA:


  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Capacitação do MDS para conselheiros municipais de Assistência Social e membros da Instância do controle social Programa Bolsa Família;
·        Informes: da Presidência, da Secretaria Executiva, dos Conselheiros e das Comissões;

DALNES CRISTINE DE FREITAS GONDIM
PRESIDENTA  DO CMAS-JP

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pauta da 60ª Reunião Ordinária


A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa no uso de suas atribuições regimentais, convoca os Senhores Conselheiros para 60ª Reunião  ordinária que será realizada no dia 25 de Janeiro de 2012 às 14:00 horas, impreterivelmente, na sala do Conselho Municipal de Assistência Social na Casa dos Conselhos, ao lado do Hospital Lady Center.
           
            Desde já agradeço a sua participação, ressaltando o artigo 15º do Regimento Interno do CMAS.

            ORDEM DO DIA:


  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Leitura e aprovação das Atas anteriores: 22ª e 23ª (extras);
  • Convênios com o FMAS (Renovação de Convênios das Entidades: APAE, Instituto dos Cegos, Núcleo de mães do Geisel, Casa Pequeno Davi, Pe. Nicolla Mazza, Missão Nova Restauração, ARCA e ou abertura de Edital para novos Convênios com novas Entidades);  Convênios com as ILSP´s ( ASPAN, VILA VICENTINA, MAANAIN);
  • Revisão do Relatório de Cumprimento do objeto da Fundação Toledo;
  • Informes: da Presidência, da Secretaria Executiva, dos Conselheiros e das Comissões; Confraternização do Colegiado; SIS Controle Social.



DALNES CRISTINE DE FREITAS GONDIM
PRESIDENTA  DO CMAS-JP

CARTA DE CONVOCAÇÃO ÀS ENTIDADES SOCIOASSISTENCIAIS



            O Conselho Municipal de Assistência Social da cidade de João Pessoa em cumprimento as determinações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, conforme Resolução 16/2010, a qual determina aos respectivos Conselhos Municipais os parâmetros sobre o novo processo de inscrição de entidades socioassistenciais.
            O CMAS/JP deliberou em reunião ordinária a Resolução 24/2011, a qual foi publicada em Semanário Oficial nº 1292 de 16 a 22 de outubro do ano em curso. A referida Resolução estabelece os parâmetros municipais para o reconhecimento das entidades não governamentais que executam serviços de assistência social.
            Dessa forma, o CMAS/JP convoca a todas as entidades a participarem do novo de processo inscrição conforme Resolução vigente do CMAS.
Para a composição do processo de inscrição as entidades deverão seguir os anexos estabelecidos na Resolução 024/2011 do CMAS e trazer as documentações necessárias, conforme a mesma orienta.
Mediante esse novo processo de inscrição, serão modificados os registros/certificados que deixam de ter a respectiva nomenclatura adotando a nomenclatura de inscrição, dessa forma, TODOS os registros anteriores tornam - se nulos para serem realizadas novas inscrições.
É de responsabilidade das Entidades se adequarem a resolução vigente, ficando o Conselho pronto a dar o suporte para organização deste procedimento.
É importante destacar que o prazo para as inscrições, serão até abril de 2012, no entanto, ao deixar para o prazo final, as entidades estarão funcionando sem registro oficial.
Dalnes Cristine de Freitas Gondim
Presidenta do CMAS/JP