terça-feira, 21 de outubro de 2014

Sedes finaliza preparativos para fórum que irá discutir Plano da Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) está concluindo os preparativos para a realização do fórum que irá discutir as metas de diretrizes do Plano da Assistência Social em João Pessoa para o quadriênio 2014-2017. O evento, realizado em parceria com o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), acontece nos dias 28 e 29 deste mês.
Marta Moura, secretária da Sedes, afirma que o fórum, assim como a construção do Plano, são momentos importantes para o fortalecimento da política de assistência social em João Pessoa. “O Plano Municipal constitui-se em um importante instrumento democrático no sentido de diagnosticar, planejar e indicar ações que irão contribuir para efetivação da política de assistência social como direito do cidadão e dever do Estado”, afirmou.
O evento contará com as presenças do presidente do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), Edivaldo da Silva Ramos; do representante do Sistema Único de Saúde, Jaime Rabelo Adriano; da secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Aparecida Ramos, além dos trabalhadores da assistência social, as entidades não-governamentais com vínculo Suas e os usuários.
Themis Gondim, diretora da Assistência Social, ressalta que as discussões, revisitações e atualizações do Plano Municipal da Assistência vem acontecendo desde o mês de junho de 2014. “Neste período foi formada uma comissão de assessoria para conduzir as discussões com todas as diretorias da Sedes e representante do CMAS”.
Metodologia – Na primeira etapa, foi construído um diagnóstico dos serviços socioassistenciais e definidos o objetivo do Plano, a concepção de assistência social e os eixos que irá compor as suas metas e diretrizes.
Themis considera o Plano como principal instrumento sob a ótica da democracia e da descentralização de ações na Política de Assistência Social. “O Plano tem o intuito de reverter os indicadores de vulnerabilidade social das famílias munícipes, tendo como objetivo proposto o enfrentamento as mais diversas situações de risco social e pessoal, como também as violações de direitos nos moldes do Sistema Único de Assistência Social”, avaliou.

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/sedes-finaliza-preparativos-para-forum-que-ira-discutir-plano-da-assistencia-social/

Nenhum comentário:

Postar um comentário