terça-feira, 26 de junho de 2012

Pauta da 29ª Reunião extraordinária


A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa no uso de suas atribuições regimentais, convoca os Senhores Conselheiros para 29ª Reunião extraordinária que será realizada no dia 28 de Junho de 2012 às 14:00 horas, impreterivelmente, na sala do Conselho Municipal de Assistência Social na Casa dos Conselhos, ao lado do antigo Hospital Lady Center.
           
            Desde já agradeço a sua participação, ressaltando o artigo 15º do Regimento Interno do CMAS.

            ORDEM DO DIA:

  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Apresentação do relatório do I Encontro de Transparência na Gestão dos Recursos Públicos – Waleska Ramalho;
  • Apresentação do relatório da formação da  SEDES ( 1° momento) – Mércia Medeiros e Bernadete Gonçalves;
  • Solicitação de Cancelamento do convênio com a FUNETEC conforme ofício 1535-GS;
  • Apresentação de relatórios de visitas às Entidades e ou serviços:
    • ASAS -  Associação de pais Amigos e Simpatizantes do Autista;
    • Fundação Esperança Vida – Casa Shalon
    • Associação das Voluntárias da Caridade São Vicente de Paulo
  • Aprovação da renovação de convênio da Entidade: Núcleo de Mães.
  • Plano de ação da  SEDES 2012 - DAS;

  •             Informes:

ü  Da Presidência;
ü  Da Secretaria Executiva: ausências justificadas dos conselheiros e Calendário de visitas de julho às Entidades não – governamentais de junho – Waleska;
ü  Entidade Missão Restauração – visita da comissão fiscal junto com a gestora do FMAS – Marliete.
ü  Lázaro -  ampliação e expansão de 02 coletivos do PROJOVEM;
ü  Das Comissões.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Deliberações da Ata 65ª Reunião ordinária



Data: 11 de  Junho de 2012

·        Aprovação da ata anterior de nº 28ª da sessão  extraordinária;
·        Aprovação da inscrição do SERVIÇO de fortalecimento vínculos familiares e comunitários e cancelamento da inscrição da Entidade. Núcleo de Apoio a Criança com câncer do Estado da Paraíba;
·        Aprovação da inscrição da Entidade Centro da mulher 08 de Março;
·        Resolução informando as entidades que protocolaram até o dia 30/04 prazo máximo de manutenção da inscrição e que as demais que não protocolaram até inscrição estão com seus registros revogados.  
·        Aprovação da inscrição da Entidade: Núcleo de Mães voluntárias do Ernesto Geisel;
·        Aprovação do Termo de aceite da residência inclusiva e o plano de re ordenamento dos serviços de acolhimento já existentes;
·        Aprovação do PRONATEC;
·        Aprovação do Planejamento 2012 do CMAS;  
·        Aprovação das atribuições de cada comissão;
·        Aprovação da Ampliação da equipe do CMAS-JP; 
·        Encaminhamento de  denúncia ao Ministério Público sobre o  Projeto 2007, da Fundação Desembargador Toledo.  

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Pauta da reunião ordinária do dia 11/06 às 14h no CMAS-JP


ORDEM DO DIA:

  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Leitura e aprovação das Atas anteriores: 28ª de sessão  extraordinária;
  • Apresentação de relatórios de visitas às Entidades e ou serviços:
    • Núcleo de Mães do Geisel;
    • Núcleo de Apoio a Criança com câncer do Estado da Paraíba - Lar da Criança;
    • Centro de Atividades  Helena Holanda;
    • Centro 08 de Março;
  • Apreciação do relatório de planejamento do CMAS 2012;
  • Aprovação das atribuições de cada comissão, rever membros da antiga comissão gestora  do Bolsa Família, atualmente Comissão de acompanhamento dos Programas socioassistenciais;
  • Aprovação do Termo de aceite PRONATEC – Apresentação da DAS;
  • Aprovação da Ampliação da equipe técnica do CMAS;
  • Propostas de utilização do recurso do IGD e da reprogramação de 2011;
  • Fundação Toledo projeto 2007.
  •             Informes:

ü  Da Presidência – Reunião com o Promotor de justiça da Infância e Juventude;
ü  Da Secretaria Executiva: I Encontro de Transparência na Gestão dos Recursos Públicos no Hotel Caiçara, Crachá de identificação, ausências justificadas dos conselheiros e Calendário de visitas às Entidades não – governamentais de junho – Waleska; Formação da  SEDES ( 2º momento) dia 12/06;
ü  Resolução de critérios para celebração de convênios entre o Gestor Municipal e Entidades não governamentais;
ü  Entidade Missão Restauração – visita da comissão fiscal junto com a gestora do FMAS – Marliete.
ü  Lázaro -  ampliação e expansão de 02 coletivos do PROJOVEM;
ü  Seminário do  SINASE:  Luzinete, Mauro e Leonardo;
ü  Das Comissões: Fiscal: visita à CGU;  de Inscrição de entidades e de reformulação da lei;

quinta-feira, 31 de maio de 2012


Deliberações 64ª Reunião ordinária

Data: 14  de  Maio de 2012

·        Ata anterior de nº 27ª da sessão  extraordinária;
·        Aprovado  o Pagamento dos três professores do Núcleo de Direitos Humanos  da UFPB,  com recursos do IGD-SUAS; 
·        Aprovado  a inscrição do Serviço de fortalecimento de vínculos da Entidade Congregação Holística - Escola Viva olho do tempo; 
·         Colegiado resolve aprovar a Prestação de contas de 2011 do FMAS. 
·         Indeferimento do aumento do recurso do convênio para este ano de 2012, entre a SEDES e Instituto dos Cegos;  
·        Aprovado alteração de nome passando assim a denominar-se de Comissão de Normas;    
·        Aprovado organograma do CMAS 2012, os instrumentos de avaliação monitoramento e fiscalização de gestão do CMAS, as formas de publicação das decisões do colegiado e os instrumentos de Democratização das Decisões Públicas;
·        Aprovado as alterações no Registro de visita técnica;   
·         Realizar visita técnica na antiga Unidade de Saúde para  provável instalação de um CRAS, com adequação do imóvel, no Bairro dos Novaes. 

sábado, 26 de maio de 2012

Pauta da 28ª Reunião de sessão extraordinária no CMAS às 13:30h


ORDEM DO DIA:

  • Apresentação e aprovação da pauta;
  • Leitura e aprovação das Atas anteriores: 64ª de sessão  ordinária;
  • Apresentação de relatórios de visitas às Entidades e ou serviços:
    • Aldeia Infantis SOS
    • Núcleo de Mães do Geisel
    • Associação Paraibana de Equoterapia - ASPEQ
    • Fundação Cidade Viva
    • Casa da Divina Misericórdia
    • Núcleo de Apoio a Criança com câncer do Estado da Paraíba - Lar da Criança;
    • Piollin
    • LBV – Legião da Boa Vontade
  • Apreciação do relatório de planejamento do CMAS 2012;
  • Aprovação das atribuições de cada comissão, rever membros da antiga comissão gestora do Bolsa Família, atualmente Comissão de acompanhamento dos Programas socioassistenciais;
  • Termo de aceite: serviço de acolhimento de POP - Rua e expansão PAIF -  DAS;
  • Ampliação da equipe técnica do CMAS;
  • Alteração da Resolução 05/2012, referente ao Projeto Qualifica JP, maiores esclarecimentos quanto ao valor de 496.366.44 e quem está promovendo;
  • Propostas de utilização do recurso do IGD e da reprogramação de 2011;
  • Aprovação da vinda de estagiários curriculares e extensionistas  ao CMAS.

  •             Informes:

ü  Da Presidência – Reunião com o Promotor de justiça da Infância e Juventude;

ü  Da Secretaria Executiva: I Encontro de Transparência na Gestão dos Recursos Públicos no Hotel Caiçara, Crachá de identificação, ausências justificadas dos conselheiros e Calendário de visitas às Entidades não – governamentais de junho – Waleska;

ü  Centro de Atividades Helena Holanda – ofício de notificação sobre  inscrição da Entidade;

ü  Entidade Missão Restauração – visita da comissão fiscal junto com a gestora do FMAS – Marliete.

ü  Lázaro -  ampliação e expansão de 02 coletivos do PROJOVEM


DALNES CRISTINE DE FREITAS GONDIM
PRESIDENTA  DO CMAS-JP

terça-feira, 15 de maio de 2012

I Encontro de Transparência  na gestão de recursos públicos


Praticando a Responsabilidade de Prestar Contas (Accountability)

O CMAS/JP no intuito de orientar as entidades conveniadas e interessadas na prestação de contas dos recursos públicos, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba promove este evento como norteador na orientação para  aplicação dos recursos oriundos de convênios.   Este evento objetiva desenvolver uma proposta de educação continuada no relacionamento das entidades conveniadas com a SEDES via aprovação do CMAS/JP. 

Dias – 18 - 14h  e 19 de junho às 8h de 2012




Local:  Hotel Caiçara 


  Abertas as inscrições até o dia 11/06 - 50 vagas para entidades sócio assistenciais.

Ata  27ª Reunião Extraordinária

Local:  CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, na Casa dos Conselhos.  Av. Dom Pedro I, 692 – Tambiá.   João Pessoa.
Data:  27 de  Abril  de 2012

Aos vinte e sete dias do mês de Abril  de  dois mil e doze às 09h e 30 minutos, realizou-se a vigésima sétima Reunião extraordinária do CMAS, estando presente os seguintes Conselheiros: Luzinete dos Santos Silva  (suplente), Representante das  Associações Comunitárias; Mércia de Lourdes Medeiros (titular) Gabinete do Prefeito, Alexsandra Abrantes Maurício (titular) e Gilmara Bezerra de Araújo (suplente) – Secretaria Municipal de Finanças,  Marliete Arruda de Lima ( titular) Maria do Socorro da Silva – ( suplente), Representante das Entidade de atendimento ao Ancião;  Mauro César Medeiros Paiva ( titular) – Secretaria de Planejamento; Maria das Graças de Melo Montenegro (titular) e Maria de Fátima Oliveira Patrício - Representantes de Escolas Especializadas e Maria Bernadete Gonçalves - Representante das Entidade de atendimento a criança e ao adolescente.  Participantes: Waleska Ramalho – assessora técnica do CMAS, Tibério Trocolli - Assessor Jurídico da Casa dos Conselhos e  Zuleide Pereira Barbosa – Assessora Técnica da Proteção Básica.  A secretaria executiva informa ao pleno que a Presidente Dalnes Cristine de Freitas Gondim, não pôde comparecer a reunião, por está de atestado médico e propõe que seja eleito entre os membros da plenária algum conselheiro para presidir a reunião conforme regimento interno Art. 14º, Parágrafo 5º. Portanto, o Colegiado decide que a conselheira Marliete Arruda presidirá a reunião.   Abertura. A conselheira Marliete Arruda de Lima iniciou a reunião apresentando os pontos de pauta,  a saber:  Apresentação e aprovação da pauta; Leitura e aprovação das Atas anteriores: 63ª de sessão  ordinária; Proposta do projeto de descentralização municipal da operacionalização do Programa Bolsa Família da SEDES – apresentado por Zuleide Barbosa; Sobre Entidades: Apresentação de relatório de visita da Entidade: Lar da Providência;  Propostas da Comissão Fiscal:  Indeferimento de celebração de novo Convênio da Entidade Psiquê da Alegria; Sugestão de aprovação da Prestação de contas de 2011 e Renovação de convênios com pagamento retroativo das seguintes Entidades: Instituto dos cegos; APAE e Casa Pequeno Davi; Proposta de data da realização da oficina de orientações contábeis com as entidades conveniadas e  conselheiros. Proposta de mudança de nome da Comissão em caráter eventual para reformulação da Lei do CMAS, para Comissão de normas; Aprovar organograma do CMAS 2012;  Aprovar os instrumentos de gestão do CMAS; Proposta de aprovação do nome da Dra. Katiane América Lima, para ser advogada voluntária deste conselho. Informes:  Da Secretaria Executiva: ausências justificadas, Calendário de visitas às Entidades não – governamentais  para maio;  Dos Conselheiros e das Comissões;   QDD 2012.    Orçamento 2013 ( Waleska e Marliete);  Saída de Valéria Simões ( gabinete do Prefeito) e Marinês Lopes ( SEDES) – cargos vagos.  Aprovada a pauta, a conselheira Marliete Arruda trata sobre o  1º ponto de pauta:  A mesma repassou a palavra À Secretária Executiva que leu a ata anterior de nº 63ª  da sessão ordinária e logo depois foi aprovada pelo colegiado.  2º ponto: Apresentação do Projeto de descentralização municipal da operacionalização do Programa Bolsa Família.  A Senhora  Marliete Arruda repassa a palavra à Zuleide Barbosa, que apresenta o projeto,  dizendo que agora o PBF será operacionalizado pelas Unidades CRAS  com  recursos do IGD – índice de gestão descentralizado, para isto, terá que adquirir equipamentos, fazer contratações de profissionais entre outros recursos para aplicação do projeto ( como consta na página 17 do projeto).  O Conselheiro Mauro César informou que falou com o Secretário Aldo Prestes para  utilizar os recurso da autorga onerosa do fundo de urbanização do município- FUNIRB para construção dos CRAS e está esperando a resposta.   Tirada as dúvidas, o projeto do PBF (em anexo) foi aprovado pelo Colegiado. 3º ponto:  Relatório de visita à Entidade: Lar da Providência.  A Senhora Marliete Arruda repassa a palavra à Waleska Ramalho que apresentou relatório e leu parecer 023 de inscrição da Entidade, que é Preponderante de assistência social.  Houve apresentação das fotos no computador da referida Entidade.  Sanada as dúvidas dos conselheiros pela assessora técnica do CMAS e pela conselheira Socorro Silva, assistente social da Entidade, o Colegiado resolve aprovar a  inscrição da Entidade Lar da Providência.   4º ponto: Proposta da comissão fiscal.  A conselheira Marliete Arruda propõe a leitura da ata da comissão fiscal ( em anexo), para ir tratando ponto a ponto e deliberando a respeito, solicita ao conselheiro Mauro César que leia a ata.   1º ponto: Aprovação da prestação de contas e renovação de convênio das entidades: APAE, Casa Pequeno Davi e Instituto dos Cegos, sugestão de aprovação com pagamento retroativo.  Waleska Ramalho ler os pareceres de renovação de Convênio das referidas Entidades de n° 019, 020 e 021.  O Senhor Tibério leu o artigo da lei que trata sobre convênio e a conselheira Marliete reforçou que precisamos regulamentar os critérios.  A Senhora Waleska fala que  não podemos penalizar as entidades e os usuários que estão na ponta.  O Colegiado acata a decisão da Comissão,  de renovação de convênio das Entidades: APAE, Casa Pequeno Davi e Instituto dos Cegos, apenas Marliete Arruda que se mantén contrária a renovação de convênio de Entidades.  2º ponto:  Prestação de contas do FMAS de  2011.  A Senhora  Marliete Arruda convida a todos para estarem na reunião do dia 07 para decisão mediante análise contábil.  3º ponto: Relatório de visita à Entidade: Psiquê da Alegria.  O conselheiro Mauro César apresenta relatório de visita e ler parecer 025 de aprovação de inscrição do SERVIÇO de fortalecimento de vínculos e o Colegiado acata decisão. Sobre a solicitação de celebração de novo convênio com a esta Entidade, o mesmo ler parecer de indeferimento (em anexo), Waleska Ramalho sugere que mediante adequações da entidade até julho, esse convênio possa está sendo re analisado, porém o Colegiado acata decisão de indeferimento.   Waleska Ramalho ainda reforça que o CMAS deve esgotar todas as possibilidades de orientação à entidade antes de fazer o  cancelamento, O conselheiro Mauro concorda dizendo que o papel do CMAS é orientar e  mediar nesse período de  transição e  mudanças. 4º ponto:  Fundação Toledo, projeto de 2007.  O conselheiro Mauro César explicou como se deu o processo em questão e  levantou a questão de revogar a ata e resolução sobre a aprovação do relatório de cumprimento do objeto.   O mesmo ainda leu o parecer de Tibério Trocolli que orienta acionar o Ministério Público ( em anexo).  O conselheiro Mauro  César pede isenção da votação já que seu nome está diretamente ligado a este assunto. A senhora Marliete Arruda abre para votação ressalvando as implicações futuras.   Tanto a conselheira Maria das graças, quanto Tibério Trocolli reforçam sobre a omissão, caso não seja tomada a devida atitude.   As conselheiras Marliete Arruda e Maria das Graças votam pela revogação da ata e resolução 011/2011 do CMAS  e as conselheiras Luzinete Silva e Mércia  Medeiros decidem não reabrir processo, já que o MDS não solicitou.  Os demais se isentaram de votar, neste  caso de empate, o conselheiro Mauro César propõe que a senhora  Marliete  Arruda vote duas vezes.  A senhora Waleska  Ramalho propõe dentro de sua visão técnica, que esse assunto seja levado para plenária de reunião ordinária com convocação para TODOS os conselheiros decidirem. O colegiado acatou sugestão de Waleska  Ramalho. 5º ponto:  Propostas de celebração de novos convênio com as Entidades: Aldeia SOS e Centro de Atividades helena Holanda, aguardando visita do CMAS. 6º ponto:   Proposta de realização de Oficina contábil com  as entidade conveniadas.  Waleska  Ramalho sugere ampliar para todas entidades com vagas limitadas para 50 representantes, além dos 32 conselheiros.  O colegiado acatou sugestão de Waleska Ramalho.  A conselheira Alexsandra Abrantes informa que trouxe o QDD completo da SEDES para ser analisado em comissão fiscal.  5º ponto:  Proposta de aprovação do nome da Dra. Katiane América Lima, para ser advogada voluntária deste conselho.   O conselheiro Mauro César propõe a aprovação do nome e o colegiado acatou sugestão do conselheiro.  A conselheira Maria das Graças pede a fala e  apresenta a nova conselheira Maria de Fátima  Oliveira Patrício – Representante das Escolas Especializadas, substituindo Helena de Fátima. O conselheiro Mauro César reforça a presença de Representantes da SEDES neste Conselho, pois a mesma está com cargos vagos.  Waleska Ramalho diz que a secretaria executiva está preocupada com o planejamento do CMAS de 2012, por duas vezes adiado, portanto o colegiado decide fechar o plano de ação 2012, dia 11 de maio, às 8h.  O conselheiro Mauro César salienta a importância  das Entidades terem técnicos contratados e as conselheiras Marliete e Luzinete enfatizaram a  dificuldade da entidade que não recebe recurso, poder contratar profissionais.   Ele ainda sugere a  contratação de  mais um técnico assistente social para realizar as visitas, não que o conselheiro não precise ir mais às visitas, pois este deve ir para conhecer a rede sócio assistencial.  Waleska Ramalho coloca que  nenhum conselheiro pode se eximir da visita, talvez tendo dois técnicos, as  visitas pendentes poderiam ser agilizadas.  Informe:  Orçamento 2013.  Waleska Ramalho e Marliete Arruda informaram  sobre a reunião que tiveram na casa dos conselhos com o Planejamento da SEDES que repassaram a proposta orçamentária, a secretária executiva ressalta que este Conselho deverá construir junto com a SEDES para elaboração e aprovação do Orçamento 2014, já que este de 2013,  já foi encaminhado para câmara. Waleska Ramalho ainda  lembra da reprogramação dos recursos do IGD e fala que Vitória Rodrigues – gestora do FMAS  solicitou sugestões do CMAS na utilização dos recursos e sugere a compra de um carro próprio, lembra ainda que os 3% do IGD de 2012 foi aprovado para o banco de dados informatizado das Entidades – SIS Controle Social, enfatiza que  não fechou os formulários, pois está sozinha.  O colegiado sugere tratar na próxima reunião o uso dos recursos, como também os outros assuntos que devido o horário não foram contemplados nas discussões desta reunião.  Encerramento. Nada mais havendo a tratar, a senhora Presidente agradeceu a presença de todos, declarando encerrada a Reunião, da qual eu, Ana Cristina de Lima Santos, Secretária Executiva deste conselho, lavro a presente ata, que após lida e aprovada, vai assinada por mim e os conselheiros presentes na reunião.